• 17/09/2018

    COTRIMAIO encaminha projetos junto a OCERGS/SESCOOP

    Gerson Lauermann, Vergilio Perius, Vanderlei Cadores e Silceu Dalberto

    Verbas visam a qualificação de funcionários e associados

    Na semana passada o Presidente da COTRIMAIO, Silceu Dalberto acompanhado do Diretor Executivo Vanderlei Cadore, estiveram reunidos com o Presidente da OCERGS, Vergilio Perius e o Superintendente Técnico-operacional do SESCOOP –RS Gerson Lauermann, na capital do Estado. O objetivo do encontro foi agradecer a importante parceria da entidade com a cooperativa neste ano e encaminhar novas demandas para 2019.

    Silceu Dalberto destaca que os novos projetos visam dar continuidade ao ritmo de qualificação das equipes de funcionários e também para os associados e seus familiares, o que é importante para o crescimento da COTRIMAIO e o desenvolvimento da região onde atua. “As novas propostas foram muito bem recebidas e obtivemos a promessa que de deverão serem contempladas no próximo ano”, finaliza ele.

  • 12/09/2018

    TRIGO: Lavouras em bom desenvolvimento na área da COTRIMAIO

    Geadas não afetaram a cultura na região

    Com clima favorável a expectativa de produtividade anima triticultores

    Conforme avaliação do Engenheiro Agrônomo da COTRIMAIO, Charles André Neuhaus, na área de atuação da cooperativa a cultura do trigo vem apresentando um bom desenvolvimento desde o inicio de sua implantação, teve uma germinação uniforme e nesse momento encontramos lavouras em varias fases de desenvolvimento, mas a maioria encontra-se espigado ou em fase de espigamento. Conforme a equipe técnica da COTRIMAIO, as fortes geadas que ocorreram na ultima semana de agosto ocasionaram poucas perdas.

    Com uma área próxima a 55 mil hectares, na região de atuação da COTRIMAIO a cultura do trigo se mostra uma importante opção de inverno, ajudando na cobertura de solo, formação de palhada, diluição dos custos fixos, além de gerar uma importante receita, que na maioria das vezes e usado para a formação da lavoura de soja. “O clima para o desenvolvimento do trigo é considerado bom, apesar de um mês agosto chuvoso e com dias nublados, a cultura se apresenta com bastante sanidade e um bom potencial produtivo, nessa ultima semana o sol voltou a aparecer favorecendo em muito o seu desenvolvimento”, destaca ele.

    Charles André Neuhaus alerta que nesse momento os principais cuidados com o trigo se referem a doenças como ferrugem da folha e giberela que podem se acentuar em decorrência do clima principalmente calor e umidade o que prejudicam em muito a produtividade e qualidade comercial do produto. A principal forma de controle dessas doenças é o controle com o uso de fungicidas recomendados a cultura.

    “Pedimos aos associados que na duvida da identificação das doenças e possíveis controles solicite a visita de um dos nossos técnicos para ajudar no acompanhamento de sua lavoura e na recomendação dos melhores produtos e momentos de aplicação. Os maiores investimentos na cultura já foram realizados que são a semente e adubação e não podemos limitar a produtividade por falta de tratos culturais”, finaliza.

  • 10/09/2018

    V SIPAT : Intensa programação foca o trabalho com segurança

    Inicio das atividades do patio da cooperativa

    Palestras despertam para a consciência de cuidar da saúde física e emocional

    Aberta oficialmente as 07h40min desta segunda-feira, 10, no pátio da sede da COTRIMAIO em Três de Maio a V SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, organizada pelos integrantes da CIPA e setor de Recursos Humanos da cooperativa.

    O cerimonial foi conduzido pelo Técnico em Segurança no Trabalho, Maurício Conceição, que fez uma abordagem sobre a programação e após a execução do hino nacional, o presidente da COTRIMAIO, Silceu Dalberto, destacou a importância dos cuidados com a saúde e segurança dos colaboradores, para que desempenhem suas atividades na cooperativa e retornem para seus lares saudáveis física e emocionalmente. O diretor vice-presidente da Unimed Alto Uruguai, Dr. Raul Francisco Schneider, reforçou a importância da prevenção para evitar a perda da saúde e capacidade laboral. A SIPAT conta com a presença da unidade móvel da Unimed, para os funcionários da cooperativa realizar exames, como de glicemia e pressão arterial.

    Após nas dependências do auditório a Juíza de Direito, Cátia Saft, proferiu uma palestra motivacional, fazendo abordagens sobre como evitar os principais problemas que hoje atingem a população, especialmente na área de conflitos e que envolvam o uso de álcool e drogas – que tem efeitos devastadores na sociedade atual. A programação tem sequencia com diversas palestras e atividades que envolverão os funcionários de todas as filiais da cooperativa. O encerramento acontece no próximo sábado dia 15.