• 24/09/2020

    COTRIMAIO e COTRISAL fortalecem o cooperativismo regional

    Assinatura do contrato na sede da COTRISAL em Sarandi-RS

    Atividade da cooperativa de Sarandi na região prioriza o pagamento de credores

    COTRIMAIO e COTRISAL iniciam nos próximos dias o processo de transição das áreas de negócios e estruturas que fazem parte do contrato de locação assinado na manhã do dia 18 de setembro em Sarandi-RS. A previsão inicial é que a Cooperativa de Sarandi assuma efetivamente as atividades na região noroeste em meados de novembro, englobando 18 pontos de recebimento de grãos, lojas de insumos e produtos agrícolas, rações, área de leite e consultoria técnica agronômica e veterinária. A COTRIMAIO continua atuando na área de supermercados, postos de combustíveis e venda de óleo diesel.

    Para o presidente da COTRIMAIO, Silceu Dalberto, esta foi a melhor alternativa encontrada para garantir o pagamento dos credores e manutenção dos postos de trabalho gerados pela cooperativa em toda sua área de atuação. Ele destaca que desde o início do processo de liquidação extrajudicial em 2013 até o mês de maio deste ano a Cooperativa pagou vultosos valores de suas dívidas e renegociou praticamente 95% da totalidade delas, graças ao apoio dos cooperados na realização de negócios com a cooperativa. Ocorre que a inadimplência de uma trading junto à COTRIMAIO, o violento impacto gerado pela valorização da soja, a quebra na safra e elevação do dólar, somados a retração econômica provocada pela pandemia do covid-19, ocasionou um problema temporário nas finanças da cooperativa e levou à perda da confiança dos cooperados, o que foi possível perceber na Assembleia Geral Extraordinária realizada recentemente. Tal fato acelerou a busca por uma cooperativa que pudesse atender na integralidade todos os anseios dos cooperados.

    “A locação para COTRISAL, com o apoio da Federação das Cooperativas do Rio Grande do Sul, através do seu presidente Paulo Pires, vem estancar um problema histórico da COTRIMAIO, que sofre a cada crise econômica do país, atingindo principalmente a credibilidade junto aos cooperados, agora terão mais segurança na hora de depositar e comercializar grãos e condições mais competitivas na aquisição de insumos, o que vai impactar positivamente na economia da região”, diz Silceu Dalberto, destacando a força do cooperativismo gaúcho.

    Concluídos os trâmites iniciais do processo de arrendamento, as cooperativas irão detalhar aos produtores o plano de pagamento de débitos e a forma de trabalho no recebimento de grãos e realização de negócios durante a vigência do contrato celebrado entre COTRIMAIO e COTRISAL.

     

  • 15/04/2020

    ICMS LEITE: Repasse na área da COTRIMAIO supera os R$ 4 milhões

    Presidente da COTRIMAIO Silceu Dalberto

    A entrega para a cooperativa gera recursos que beneficiam toda a comunidade

    O presidente da COTRIMAIO, Silceu Dalberto, recebeu nesta semana informações da CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda, referentes ao rateio dos valores adicionados do ICMS no ano de 2019, entre os municípios conveniados. Na área de abrangência da cooperativa o valor é de R$ 4.003.331,33, a serem encaminhados aos cofres das prefeituras, proporcional a origem do produto primário industrializado, gerados pela entrega de leite à CCGL via COTRIMAIO.

    “Esta é uma injeção significativa de recursos para os cofres municipais que sofrem com uma queda expressiva na arrecadação neste momento em virtude da pandemia do Covid-19 e também pela estiagem que afetou a produção agrícola regional”, destaca Silceu Dalberto, reforçando a importância da produção leiteira para a nossa economia. Estes valores não beneficiam apenas os produtores de leite de cada município, mas a população em geral, pois são aplicados pelos gestores de acordo com as prioridades estabelecidas pela administração.

    A COTRIMAIO fomenta a produção leiteira em sua área de atuação, disponibilizando profissionais técnicos que realizam as visitas as propriedades, repassando informações técnicas e orientações que vão desde a formação de pastagens, manejo dos animais e cuidados para o atendimento aos padrões de qualidade do leite enviado para a CCGL. Silceu Dalberto alerta para a importância do produtor de leite entregar a produção para a COTRIMAIO, pois garante retorno para investimentos em seus municípios, gerando desenvolvimento econômico também para as futuras gerações.

  • 31/03/2020

    COTRIMAIO doa EPIs para Hospitais da área de atuação em virtude do COVID-19

    SOLIDARIEDADE E EMPATIA

    A Cotrimaio, entre os dias 24 e 26 de março, realizou a entrega de Kits de Equipamentos de Proteção individual (EPI) aos hospitais da sua área de atuação (Hospital São Vicente de Paula de Três de Maio, Hospital Oswaldo Cruz de Horizontina, Hospital de Caridade de Crissiumal e Hospital de Caridade de Boa Vista do Buricá) como forma de contribuir frente ao vírus do COVID-19, pois os referidos hospitais estavam com dificuldade de conseguir tais equipamentos e, em alguns locais, poderiam não chegar a tempo.
    Os equipamentos doados tem a função de proteger os profissionais da saúde que estão ou poderão estar expostos ao contágio do Coronavírus.