• 06/10/2020

    SUPER COTRIMAIO engajado no Outubro Rosa

    Ação buscar despertar as mulheres para a importância da prevenção

    Para despertar a conscientização das mulheres em relação a prevenção ao câncer de mama, a Rede de Supermercados da COTRIMAIO, neste mês de outubro esta utilizando sacolas na cor rosa. A ação chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce, com detecção de alguns sinais de alterações das glândulas mamárias através do autoexame, que devem ser avaliados por um médico.

    De acordo com dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer cerca de 90% dos casos são descobertos pela mulher durante o autoexame e a procura dos serviços de saúde é fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce aumentando as chances de cura. Dados estatísticos sinalizam que o Brasil deve fechar o ano com cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama, o que reforça a importância da conscientização das mulheres.

    Também na segunda-feira, 05, a COTRIMAIO através de suas redes sociais realizou uma live abordando o assunto, com a participação das convidadas: Laura Redel – Advogada e Voluntária do IMAMA; Inês Redel – Vitoriosa e Voluntária do IMAMA e Fabíola Grando – Vitoriosa e Supervisora Regional do IMAMA, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências na luta contra o câncer e repassar informações sobre o instituto. A mediação foi da Analista de Marketing da COTRIMAIO, Patrícia Wohlenberg.

  • 24/09/2020

    COTRIMAIO e COTRISAL fortalecem o cooperativismo regional

    Assinatura do contrato na sede da COTRISAL em Sarandi-RS

    Atividade da cooperativa de Sarandi na região prioriza o pagamento de credores

    COTRIMAIO e COTRISAL iniciam nos próximos dias o processo de transição das áreas de negócios e estruturas que fazem parte do contrato de locação assinado na manhã do dia 18 de setembro em Sarandi-RS. A previsão inicial é que a Cooperativa de Sarandi assuma efetivamente as atividades na região noroeste em meados de novembro, englobando 18 pontos de recebimento de grãos, lojas de insumos e produtos agrícolas, rações, área de leite e consultoria técnica agronômica e veterinária. A COTRIMAIO continua atuando na área de supermercados, postos de combustíveis e venda de óleo diesel.

    Para o presidente da COTRIMAIO, Silceu Dalberto, esta foi a melhor alternativa encontrada para garantir o pagamento dos credores e manutenção dos postos de trabalho gerados pela cooperativa em toda sua área de atuação. Ele destaca que desde o início do processo de liquidação extrajudicial em 2013 até o mês de maio deste ano a Cooperativa pagou vultosos valores de suas dívidas e renegociou praticamente 95% da totalidade delas, graças ao apoio dos cooperados na realização de negócios com a cooperativa. Ocorre que a inadimplência de uma trading junto à COTRIMAIO, o violento impacto gerado pela valorização da soja, a quebra na safra e elevação do dólar, somados a retração econômica provocada pela pandemia do covid-19, ocasionou um problema temporário nas finanças da cooperativa e levou à perda da confiança dos cooperados, o que foi possível perceber na Assembleia Geral Extraordinária realizada recentemente. Tal fato acelerou a busca por uma cooperativa que pudesse atender na integralidade todos os anseios dos cooperados.

    “A locação para COTRISAL, com o apoio da Federação das Cooperativas do Rio Grande do Sul, através do seu presidente Paulo Pires, vem estancar um problema histórico da COTRIMAIO, que sofre a cada crise econômica do país, atingindo principalmente a credibilidade junto aos cooperados, agora terão mais segurança na hora de depositar e comercializar grãos e condições mais competitivas na aquisição de insumos, o que vai impactar positivamente na economia da região”, diz Silceu Dalberto, destacando a força do cooperativismo gaúcho.

    Concluídos os trâmites iniciais do processo de arrendamento, as cooperativas irão detalhar aos produtores o plano de pagamento de débitos e a forma de trabalho no recebimento de grãos e realização de negócios durante a vigência do contrato celebrado entre COTRIMAIO e COTRISAL.

     

  • 15/04/2020

    ICMS LEITE: Repasse na área da COTRIMAIO supera os R$ 4 milhões

    Presidente da COTRIMAIO Silceu Dalberto

    A entrega para a cooperativa gera recursos que beneficiam toda a comunidade

    O presidente da COTRIMAIO, Silceu Dalberto, recebeu nesta semana informações da CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda, referentes ao rateio dos valores adicionados do ICMS no ano de 2019, entre os municípios conveniados. Na área de abrangência da cooperativa o valor é de R$ 4.003.331,33, a serem encaminhados aos cofres das prefeituras, proporcional a origem do produto primário industrializado, gerados pela entrega de leite à CCGL via COTRIMAIO.

    “Esta é uma injeção significativa de recursos para os cofres municipais que sofrem com uma queda expressiva na arrecadação neste momento em virtude da pandemia do Covid-19 e também pela estiagem que afetou a produção agrícola regional”, destaca Silceu Dalberto, reforçando a importância da produção leiteira para a nossa economia. Estes valores não beneficiam apenas os produtores de leite de cada município, mas a população em geral, pois são aplicados pelos gestores de acordo com as prioridades estabelecidas pela administração.

    A COTRIMAIO fomenta a produção leiteira em sua área de atuação, disponibilizando profissionais técnicos que realizam as visitas as propriedades, repassando informações técnicas e orientações que vão desde a formação de pastagens, manejo dos animais e cuidados para o atendimento aos padrões de qualidade do leite enviado para a CCGL. Silceu Dalberto alerta para a importância do produtor de leite entregar a produção para a COTRIMAIO, pois garante retorno para investimentos em seus municípios, gerando desenvolvimento econômico também para as futuras gerações.