A propriedade rural da família Grohs localizada no Lajeado Cachoeira em Três de Maio é a primeira do sistema COTRIMAIO/CCGL a receber a certificação de ‘Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose’, a certificação foi entregue oficialmente na quarta-feira,27, com a presença de representantes das entidades envolvidas no processo.

Com mão-de-obra familiar a propriedade de 32 hectares tem 34 vacas em lactação, com uma produção média por dia de mil litros de leite. De acordo com Nilson Grohs, a atividade focada na qualidade e com a assistência técnica qualificada, garantem resultados financeiros. “É muito importante o acompanhamento dos técnicos e seguirmos estas orientações para alcançar bons resultados”, reforça ele.

O programa é subsidiado pela CCGL aos produtores que fazem a entrega da produção via COTRIMAIO, sendo realizados dois testes no rebanho com intervalo de 180 dias e para receber a certificação as duas amostras colhidas precisam dar negativo. Além disso, é feito um rastreamento dos animais. Com o subsídio a propriedade de Nilson Grohs economizou cerca de R$ 4.200,00, valor que em média pagaria pelos testes.

A Certificação de ‘Propriedade livre de Brucelose e Tuberculose’ tem validade de um ano, quando os exames deverão ser repetidos no rebanho para obtenção da renovação ou não da mesma.