O Supervisor da Área Leite da COTRIMAIO, Nestor Barbieri, participou, na quarta-feira, 13,  junto com secretários da agricultura, técnicos da Emater e de outras cooperativas da região, de uma visita ao Condomínio Leiteiro da Dália, localizado no município de Encantado-RS. É um projeto pioneiro e a visita teve o objetivo de avaliar sua aplicabilidade na bacia leiteira regional.

O Condomínio Leiteiro Botucaraí, que leva este nome em função de estar localizado aos pés do Morro Botucaraí, possui 176 animais alojados. Destes, 114 são vacas lactantes que produzem em média 30 litros de leite/dia, totalizando 3,4 mil litros. Até o mês de outubro a estimativa é alojar os animais restantes, totalizando 262 cabeças, atingindo a produção diária de 6,3 mil litros de leite.

As vacas permanecem em regime do confinamento e são ordenhadas por robôs VMS da marca DeLaval, importados da Suécia, o que configura o projeto com alta tecnologia. Mas o diferencial está no modelo associativo empregado em cada um dos quatro condomínios da Dália Alimentos, que une famílias em torno de um negócio, tornando a atividade leiteira lucrativa, viável e rentável, evitando, ainda, o êxodo rural. O Projeto Associativo de Produção Leiteira com Ordenha Robotizada da Dália Alimentos busca reunir produtores em um empreendimento de produção associativa e visa ao aumento da produtividade e da renda dos associados. Os produtores são sócios do condomínio e responsáveis pela alimentação e aquisição das vacas. A participação destes produtores se dá por meio da aquisição de cotas, de acordo com o número de animais que alojarão.