• 19/10/2017

    Produtores iniciam a Colheita de Trigo

    Foto em Lajeado Curvo/Humaitá. Propriedade de Marciel, Roque e Magnus Spiker.

    Iniciou na semana passada mais uma colheita de trigo em nosso Estado. A Cotrimaio se preparou com treinamentos para desenvolver sua equipe e está preparada para o recebimento do trigo nas suas 16 fili

    Iniciou na semana passada mais uma colheita de trigo em nosso Estado. A Cotrimaio se preparou com treinamentos para desenvolver sua equipe e está preparada para o recebimento do trigo nas suas 16 filiais na região. Na abrangência da Cooperativa, este ano foi cultivado uma área superior a 50 mil hectares.

    Conforme informativo conjuntural da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do sul divulgado na última semana, a produtividade será prejudicada assim como a qualidade dos grãos devido às condições climáticas. Para o gerente de produção da Cotrimaio, o engenheiro agrônomo Charles Neuhaus as primeiras lavouras colhidas tiveram um rendimento abaixo do esperado pelos produtores, situação ocorrida principalmente devido aos longos períodos de chuva após os primeiros plantios e após isso um longo período de estiagem, além de um inverno com poucos períodos de frio que é fundamental para o bom desenvolvimento da cultura.

    Alguns obstáculos também são apontados para a comercialização do produto. Pensando nisso e no desenvolvimento do produtor desde a formação da sua lavoura até a colheita, a Cotrimaio mantem o programa de trigo branqueador onde o produtor que plantar as cultivares de trigo que se enquadram nessa categoria tem um diferencial de preço no momento da comercialização do cereal, recebimento e beneficiamento da produção, além dos contratos futuros que garantem uma liquidez ao produto.

    Embora seja cedo para falar em produtividade média, Charles reforça que “a qualidade é fundamental para ter um preço aceitável e também liquidez do trigo, no caso de uma qualidade inferior todos perdem, o produtor recebe menos pelo produto comercializado e a Cooperativa tem uma margem menor no negócio, por ter maior dificuldade na comercialização, visto que as opções de compradores se tornam mais restritas”.

  • 13/10/2017

    Cotrimaio visita CCGL

    Grupo de gestores, coordenadores e técnicos da Cotrimaio realizou visita a CCGL em Cruz Alta

    Na terça-feira,10, um grupo de gestores, coordenadores e técnicos da Cotrimaio realizou uma visita a CCGL em Cruz Alta. Além de conhecer o processo de industrialização do leite, foi uma oportunidade de alinhar ações visando o desenvolvimento da bacia leiteira da região de atuação da Cotrimaio, através da assistência técnica ao produtor.

    Na primeira etapa junto a Associação dos Funcionários os participantes conheceram a história da CCGL e após relatos das ações desenvolvidas. Após foi realizada a visitação a indústria onde se teve a oportunidade de conhecer todas as etapas do processo de industrialização de cada produto. Na parte da tarde foi realizada uma visita ao tambo experimental para conhecer as pesquisas em andamento.

     

     

  • 10/10/2017

    Humaitá teve festa para as crianças

    A diversão foi garantidas para os pequenos e grandinhos.

    No sábado, 07, o Super Cotrimaio de Humaitá, realizou uma festa especial para as crianças. A diversão foi garantida com brinquedos, erva-mate, água quente e pipoca gratuitos.

    O evento marcou também o novo horário de funcionamento do Super Cotrimaio de Humaitá: De segunda a sexta das 8h30min às 12h e a tarde das 14h às 18h30min. Aos sábados o atendimento será das 9h às 16h sem fechar ao meio dia.